segunda-feira, 19 de abril de 2010

Instrumentos Mágicos


Os pricipais e mais comuns instrumentos mágicos são:



A Vassoura: As bruxas usam sempre sua vassoura, tanto em rituais como no seu dia-a-dia. Começamos os rituais varrendo toda a área, sem que a vassoura toque o solo, com a bruxa visualizando a limpeza do astral. Isso purifica todo o espaço e traz tranqüilidade ao ambiente. A vassoura também pode ser usada para a proteção da casa, sendo colocada atrás da porta principal.

A Varinha: Usamos a varinha pra invocações e direcionamento de energias. Quando queremos chamar os Deuses, para que nos protejam durante um ritual, é com ela q o fazemos. Quando traçamos o círculo mágico no chão ou dirigimos qualquer encantamento, é também por meio da varinha. Pode ser feita de um delgado galho de uma árvore ou um galho mais resistente de erva. Alguns dizem que o carvalho, a macieira, o pessegueiro e a cerejeira são as árvores mais adequadas à confecção da varinha. Mas lembre-se que é você que deve escolher o material que mais a sensibiliza. Quando encontrar o material que mais se harmoniza com sua energia, chegou a hora de colhê-lo. Numa noite de lua cheia, dirija-se à árvore ou erva que tiver escolhido. Concentre-se e converse com a planta, explicando o porquê de querer um pedaço dela e peça-lhe permissão para o corte. Pegue uma faca de prata e virgem, de preferência na forma de meia-lua, e delicadamente corte o galho escolhido. Amare no lugar do corte um objeto seu ou mesmo uma mecha de seus cabelos: é o seu presente para a planta, sinal de gratidão.

O Incensório: Pode-se escolher o incensório que mais o agradar. Independente do material. O importante é que o incenso queime sem se apagar.

O Caldeirão: Para nós ele representa o útero da Deusa, essência da fertilidade e do eterno feminino. Nele as coisas se transformam; o grão se torna alimento, a raiz remédio... O Caldeirão desempenha papel muito importante nos rituais. Nos da primavera colocamos nele água pura da fonte e muitas flores. Nos de inverno deixamos uma chama de fogo sair de dentro dele, representando o retorno do calor e da luz solar. Não precisas ser grande, o importante é que seja de ferro ou barro, cabendo no mínimo um litro de água em seu interior.

O Athame: Nada mais é do que um punhal, de preferência de prata, com cabo preto, pois essa cor absorve o poder, e assim, fica-se sempre com uma carga de energia positiva armazenada no instrumento. Não cortamos nada com o athame, só o usamos como instrumento direcionador de energia durante os rituais ou encantamentos. Por ser essencialmente masculino, ele está relacionado ao Deus Cornífero.

O Cálice: Na Taça, temos outra vez representado o útero da Grande Mãe, a sua infinita fertilidade; e dela podemos nos servir para beber o vinho durante os rituais ou para guardar a água pura da fonte que devemos ter sempre em nosso altar.

Os Cristais: Os cristais tem o poder de armazenar energia criativa, filtrar o ambiente, é sempre bom tê-los em seu altar. Porém, periodicamente é necessário deixá-los expostos à luz solar e lunar e coloca-los na terra.

A Túnica: Tradicionalmente negra. A cor negra isola as energias negativas, sendo ótima para ser usada quando se tem contatos com grandes multidões ou pessoas negativas, pois impede que sua energia seja vampirizada. A cor negra representa o Útero Universal, do qual nasceu toda a Luz, a escuridão da Terra onde germinam as sementes. Porém não devemos usar somente a negra, pois precisamos de vibrações de todas as cores.

O Pentagrama: O Pentagrama é uma estrela de cinco pontas, usada para proteção. Pode ser feito de qualquer material. Representa os cinco elementos: Terra, Água, Fogo, Ar e Éter (espírito). Sempre que possível, use-o perto de você.

A Espada Cerimonial: A espada cerimonial representa o elemento fogo e é o símbolo da força do bruxo. Em certas tradições wiccanas, a espada é usada no lugar do Athame pela alta Sacerdotisa de um coven, para traçar e apagar o círculo. A espada cerimonial, como o punhal, pode também ser usada para controlar e banir espíritos elementais e para guardar e direcionar a energia durante os rituais mágicos.

O Livro das Sombras: É o diário secreto onde o bruxo registra seus encantamentos, invocações, rituais, sonhos, etc. Um livro desses, pode ser mantido por um indivíduo em separado ou por um coven. Quando ocorre a morte de um bruxo, seu livro pode ser passado para filhos, mantido pelo coven ou queimado para proteger seus segredos. Qualquer que seja a decisão tomada, ela naturalmente depende da vontade pessoal do bruxo e da tradição a qual ele seguia.

O Altar: Sempre que possível, uma bruxa deve ter seu Altar, que deverá ser seu ponto de ligação com os Deuses. Não precisa ser nada complicado ou luxuoso. Tradicionalmente ele deve ficar ao norte. Uma vela preta é colocada a oeste simbolizando a Deusa e uma vela branca a oeste simbolizando o Deus. No altar deve estar o Cálice, o Athame, o Pentagrama, a Varinha e outros objetos utilizados nos rituais. Também é comum se colocar símbolos par os quatro elementos, como uma pena para o Ar, uma planta par a Terra, uma vela vermelha ou enxofre para o Fogo, e, logicamente água para este mesmo elemento. Pode-se ainda colocar um símbolo para o Deus e a Deusa,. como por exemplo, um chifre e uma concha. Enfim cada um "decora" seu altar à seu modo.

Boline: Faca de cabo tradicionalmente branco, geralmente usada para colher ervas e gravar inscrições. É, simplesmente, uma faca prática de trabalho dos wiccanos, ao contrário da puramente ritualística athame. Em algumas tradições é substituída por uma foice.

2 comentários:

  1. muito bem esplicado ,mas corrija uma parte que colocaste duas veses oeste
    parabens de um bruxo para outro bruxo

    ResponderExcluir